Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2013

IPHAN PROMETE TOMBAR A ALDEIA MARACANÃ

Por Alexandre Figueiredo

Há um grande empenho dos movimentos sociais, das populações indígenas e dos advogados e juristas solidários em manter a Aldeia Maracanã, área adjunta ao Estádio Mário Filho, o Maracanã, que está incluída entre as diversas construções ameaçadas de demolição pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Prefeitura da capital fluminense.

Estão ameaçados de desaparecer o Estádio de Atletismo Célio de Barros (pista de atletismo nacional), Parque Aquático Júlio de Lamare (conhecido como “Delamare”, dotado de três piscinas olímpicas de padrão mundial), Colégio Municipal Friedenreich (escola considerada de alto conceito educacional), além da área do antigo Museu do Índio e seu entorno, hoje ocupado por tribos indígenas.

A área a ser demolida já tem orçamento e empresa definidos para as obras que, além de ampliarem a saída de torcedores do estádio, incluirão um estacionamento e um centro comercial, está causando protestos na sociedade, uma vez que importantes espaço…

ANTIGO MUSEU DO ÍNDIO E A BRIGA JUDICIAL ENTRE GOVERNO E ÍNDIOS

SOLIDÁRIO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS, O CARTUNISTA CARLOS LATUFF FEZ ESTE DESENHO EM PROTESTO CONTRA O ARBÍTRIO DAS AUTORIDADES CARIOCAS.

Por Alexandre Figueiredo

Um dos problemas causados pelo grupo político do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, e do prefeito de sua capital, Eduardo Paes, é o desrespeito às leis e ao interesse público na hora de fazer prevalecer seus projetos políticos.

Apegados a um modelo de urbanismo ao mesmo tempo surreal e sensacionalista, Paes e Cabral Filho se baseiam numa interpretação pedante e oportunista das caraterísticas urbanas de Barcelona, cidade espanhola da qual se inspiram para estabelecer uma paisagem de mercado para o município do Rio de Janeiro.

Essa concepção um tanto equivocada já causou vários problemas, como o desprezo ao patrimônio histórico carioca que causou vários desastres no centro carioca. Houve até mesmo um princípio de incêndio na Biblioteca Nacional, que felizmente foi controlado a tempo de não comprometer …

IPHAN AGUARDA VISTORIA DO SOLAR BOA VISTA PARA INICIAR RECUPERAÇÃO

Por Alexandre Figueiredo

Mais um prédio histórico sofre incêndio em Salvador. Desta vez foi o Solar Boa Vista, atual sede da Secretaria Municipal de Educação. Localizado no Engenho Velho de Brotas, o casarão sofreu o incêndio a partir da sala da Coordenadoria de Gestão Escolar, às 22 horas do último dia 04, e o fogo se espalhou pela casa.

O casarão havia sido residência do poeta Castro Alves, de 1867 a 1869, e havia sido tombado pelo então SPHAN em 1941. Apesar dos incidentes, as atividades do Cine Teatro Solar Boa Vista não foram comprometidas, de acordo com informações da Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O espaço abriga vários projetos culturais, como o Circuito Popular de Cinema e Vídeo, o Papo Solar, a Feira Engenho das Artes Populares (FEAP) e o Solar Tambores pela Paz. No século XIX, havia pertencido à Santa Casa de Misericórdia e havia se tornado um grande hospital da área.

Além disso, o  Cine Teatro abriga nove grupos de estudantes,…