Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2010

POPULAÇÃO ACOMPANHA RECUPERAÇÃO DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA

Por Alexandre Figueiredo

Já foi divulgado o projeto de recuperação da cidade de São Luiz do Paraitinga, localizado no lado paulista do Vale do Paraíba, atividade que conta com a participação de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A cidade tinha sido em boa parte destruída por causa das fortes chuvas que alagaram o município, em janeiro deste ano.

No último dia 01º, uma audiência pública foi feita entre os altares da Igreja Matriz que foram resgatados dos escombros, anunciando o plano de reconstrução da mesma igreja, além da Igreja das Mercês, e de recuperação da Igreja do Rosário.

A audiência foi organizada pela Prefeitura de São Luiz do Paraitinga e contou com a participação de representantes do IPHAN, do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), da Diocese de Taubaté e da construtora Biapó, responsável pelas obras.

O arquiteto do IPHAN Antônio Gameiro, autor do projeto de r…

EXPOSIÇÃO NO PALÁCIO DO PLANALTO EXPRESSA DIVERSIDADE CULTURAL

Por Alexandre Figueiredo

No último dia 30 de setembro, foi inaugurada, no Palácio do Planalto, em Brasília, a exposição Bem do Brasil, em cerimônia aberta pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Luiz Fernando de Almeida.

A mostra Bem do Brasil, Patrimônio Histórico Brasileiro, é uma realização do IPHAN e do Ministério da Cultura, com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e organizada pelo Centro Cultural do IPHAN no Paço Imperial (Rio de Janeiro) em colaboração com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.

O evento, idealizado pelos curadores Lauro Cavalcanti e Victor Burton, se realiza aproveitando a reinauguração do pavimento térreo do Palácio do Planalto, que passou por reformas. A mostra, que reúne 150 obras selecionadas de museus e coleções particulares, juntando obras eruditas e populares, presta tributo a brasileiros notáveis ou anônimos que contribuíram, ao longo dos séculos, para o patrimônio h…